Dr Luiz Edgar Castanheira faz treinamento em cirurgia robótica

 em Câncer de Próstata, Cirurgia Robótica, Uroseg

Cirurgião urologista Dr. Luiz Edgar Castanheira, da clínica Uroseg, está realizando sua especialização em cirurgia robótica e, em breve, estará atendendo pacientes de Joinville com esta tecnologia. A técnica é destaque no tratamento de doenças urológicas, como o câncer de próstata.

A capacitação, realizada no Hospital Nove de Julho, em São Paulo, visa a certificação da Intuitive Surgical, maior empresa de robôs cirurgiões do mundo, e responsável por credenciar os médicos a operar pacientes com o robô Da Vinci, um dos mais modernos da atualidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dr. Luiz Edgar Castanheira é médico urologista, soma mais de 20 anos de experiência atendendo pacientes em Joinville, Santa Catarina. Atua com foco nas especialidades de endourologia e uro-oncologia.

O que é a cirurgia robótica e quais os benefícios?

A cirurgia robótica é uma das modalidades cirúrgicas mais inovadoras da atualidade.

Trata-se de uma técnica avançada de laparoscopia, que também utiliza método minimamente invasivo, todavia, a aplicação da plataforma robótica permite uma telecirurgia presente, interpondo entre o paciente e o cirurgião um robô, que acarreta uma série de benefícios intra e pós operatórios. Sua chegada ao Brasil foi em 2008, para ser utilizada em procedimentos cirúrgicos de alta complexidade. Um destaque é a prostatectomia, que consiste na retirada completa da próstata.

Na prática, todos os movimentos e ações do robô são comandados pelo cirurgião através de um console com visão estereoscópica 3D, amplificada, um par de “joysticks” (Fingertips) e alguns pedais (Footswitch panel). Os braços robóticos recebem o comando do médico e executam os movimentos das pinças (EndoWrists) e do conjunto óptico, o que confere um procedimento muito mais preciso e seguro.

Alguns benefícios da técnica robótica são:

  • Melhor campo de visão (3D amplificada)

  • Menor sangramento intra-operatório

  • Ausência de tremores pelos braços robóticos

  • Grande amplitude e angulação dos braços robóticos (7 graus liberdade)

  • Maior precisão na manipulação dos tecidos e órgãos

  • Mais conforto operatório para cirurgião / menos fadiga

  • Menor tempo operatório

  • Alta hospitalar precoce

  • Retorno às atividades diárias em menor tempo

  • Melhor qualidade de vida ao paciente

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

WhatsApp