Saiba a diferença de dor nas costas e pedras nos rins

 em Cálculo Renal

Por apresentar sintomas na região lombar, casos de pedras nos rins podem ser confundidos com dores nas costas e, muitas vezes, o paciente busca o tratamento errado sem saber as verdadeiras causas do desconforto. Saiba como diferenciar os dois tipos de dores!

Se você já teve cálculo renal – as famosas “pedras nos rins” -, sabe o quanto uma crise pode ser dolorosa e inconfundível. Porém, se você nunca passou por isso, provavelmente a primeira impressão que vai ter é de que se trata de uma lombalgia (dor nas costas).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isso acontece porque os primeiros sinais de uma crise de pedras nos rins são sentidos justamente nas costas. Mas saiba que os sintomas de lombalgia e cálculo renal tem características diferentes, e identificar o tipo de dor pode te ajudar a buscar o tratamento correto e solução de forma mais rápida.

Como identificar a dor de pedra no rim:

1) Local da dor

Sente dor em um dos lados? Dificilmente as pedras surgem nos dois rins ao mesmo tempo, então, quando se tratar de uma crise você vai notar que a dor acontece em um dos lados do corpo. Dor no lado esquerdo e direito, especialmente na parte de baixo das costas, provavelmente é uma lombalgia.

2) Movimentação e posição

Quando ao se movimentar você perceber que a dor fica mais intensa, significa que ela provavelmente está ligada a uma dor muscular.

Quando a dor é a mesma, independente da posição, então pode ser um cálculo. Muitos pacientes relatam que deitado, em pé, sentado, de lado, qualquer que seja a posição o incômodo é o mesmo.

3) Ciclo de dor:

A dor de uma crise de pedras nos rins oscila entre leve e mais intensa, ela “vai e volta”, como uma cólica. Já a lombalgia começa leve e vai ficando intensa, piorando gradativamente.

Sintomas e como se prevenir dos cálculos renais

Os cálculos renais são a formação de “pedras” nos rins, causadas por um desequilíbrio dos sais da urina. Pouca ingestão de água, hábitos alimentares ruins, herança genética, infecções urinárias, obesidade ou diabetes são fatores que contribuem para a ocorrência dos Cálculos Renais.

O movimento das “pedras” pelo sistema urinário, impedindo o livre fluxo da urina, é o que causa dor intensa na região do abdômen, náuseas, suor e desconforto persistente, o que comumente conhecemos como “cólica renal“.

Ao sentir esses sintomas, procure um urologista imediatamente, pois ele poderá identificar o tamanho dos cálculos renais, bem como a localização dos mesmos após a realização de alguns exames e indicar o melhor tratamento a ser feito.

Hábitos saudáveis são muito importantes para evitar a formação de cálculos renais e até mesmo prevenir sua reincidência. Ingerir cerca de 2 litros de água por dia, reduzir consumo de alimentos industrializados, refrigerantes, evitar consumo excessivo de carne vermelha, aumentar ingestão de fibras e sucos de laranja e limão, fazer atividades físicas.

A Uroseg é uma clínica médica especializada em Urologia. Clique e conheça nossos procedimentos em Urologia.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

WhatsApp