Cirurgia Robótica

A Cirurgia Robótica é uma das modalidades cirúrgicas
mais inovadoras da atualidade.

Você deve saber primeiro que…

A Cirurgia Robótica é uma das modalidades cirúrgicas mais inovadoras da atualidade.

Trata-se de uma técnica avançada de laparoscopia, que também utiliza método minimamente invasivo, todavia, a aplicação da plataforma robótica permite uma telecirurgia presente, interpondo entre o paciente e o cirurgião um robô, que acarreta uma série de benefícios intra e pós operatórios. Sua chegada ao Brasil foi em 2008, para ser utilizada em procedimentos cirúrgicos de alta complexidade. Um destaque é a prostatectomia, que consiste na retirada completa da próstata.

Na prática, todos os movimentos e ações do robô são comandados pelo cirurgião através de um console com visão estereoscópica 3D, amplificada, um par de “joysticks” (Fingertips) e alguns pedais (Footswitch panel). Os braços robóticos recebem o comando do médico e executam os movimentos das pinças (EndoWrists) e do conjunto óptico, o que confere um procedimento muito mais preciso e seguro.

Benefícios da Técnica Robótica
  • Melhor campo de visão (3D amplificada)
  • Menor sangramento intra-operatório
  • Ausência de tremores pelos braços robóticos
  • Grande amplitude e angulação dos braços robóticos (7 graus liberdade)
  • Maior precisão na manipulação dos tecidos e órgãos
  • Mais conforto operatório para cirurgião / menos fadiga
  • Menor tempo operatório
  • Alta hospitalar precoce
  • Retorno às atividades diárias em menor tempo
  • Melhor qualidade de vida ao paciente
Quais pacientes podem ser candidatos à Cirurgia Robótica?

A cirurgia robótica é um método indicado para procedimentos de alta complexidade.
Por esta técnica podemos realizar prostatectomias, nefrectomias parciais ou totais, cistectomias, pieloplastias, entre outras. No caso da prostatectomia, onde a próstata é retirada, o grande desafio está em acessar a área com o tumor sem comprometer a banda neuro-vascular e demais estruturas da região, objetivando preservar o máximo possível do complexo esfincteriano e da função erétil.

Pacientes com idade avançada e outras comorbidades também são beneficiados por estes procedimentos minimamente invasivos, pois as complicações trans e pós operatórias são menores e a recuperação tende a ser mais rápida e menos traumática, conferindo acima de tudo qualidade de vida ao paciente.

Resultados

Os resultados da cirurgia robótica têm se mostrado cada vez melhores. Em congressos, frequentemente são confrontados estudos comparativos das técnicas cirúrgicas utilizadas, e quando se trata de maior precisão, menor morbidade, menor sangramento e retorno precoce às atividades diárias, os dados estatísticos reforçam a importância e superioridade da técnica robótica. O domínio dessa nova tecnologia e de seus benefícios está cada vez mais presente nos hospitais e na rotina dos cirurgiões, reforçando que se trata de um caminho sem volta em direção ao futuro.

Riscos e Complicações

Nenhuma das técnicas cirúrgicas (aberta, laparoscópica ou robótica) está livre das complicações trans e pós-operatórias mais comuns , como sangramentos, acidentes de punção ou infecções. Todavia a Cirurgia Robótica e todo seu aparato envolvido veio para revolucionar a segurança e os resultados dos procedimentos cirúrgicos , minimizando as situações de risco, já demonstrados e publicados em diversos trabalhos institucionais.

Para mais informações, acesse: https://fabiolepper.com.br

Não espere para cuidar da sua saúde!

Agende sua visita via whatsapp (47) 98497-0720 ou fone (47) 3432-2020.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

WhatsApp