O que a cor da sua urina diz sobre sua saúde

 em Cálculo Renal, Infecção Urinária

Observar os sinais do seu corpo pode ajudar a identificar e prevenir problemas no seu organismo, e a cor da urina é um deles. Descubra agora o que essas características podem indicar.


Diversos fatores podem influenciar aspectos como cor e cheiro da urina. Desde a quantidade de água ingerida e tipos de alimentos consumidos, até mesmo uma disfunção do organismo.

Isso ocorre por que a urina é um tipo de resíduo da filtragem dos rins, que acumulam na bexiga uma mistura de água e toxinas desnecessárias para o copo e que devem ser eliminadas.

Por isso, a quantidade de água consumida influencia na concentração urinária. A quantidade certa de água é muito importante para o bom funcionamento do corpo.

Já, se você ingerir pouca água, sua urina ficará mais escura, e você pode estar desidratado.

 

Qual é a cor ideal?

Uma urina saudável deve ser amarela e clara, quase transparente, com o mínimo de espuma e sem cheiro. Também é importante destacar que, ao urinar, você não deve sentir qualquer dor ou desconforto.

 

Quando a urina está “amarelo-escuro”

Significa que você não está tomando água o suficiente. Aproveite que o Brasil é um país com água abundante e barata, e ande sempre com uma garrafinha por perto! Em poucos dias ingerindo mais água, você verá a diferença.

 

Quando a urina está laranja

A pigmentação laranja pode ser por conta de remédios e suplementos. Alguns legumes como cenoura e abóbora também podem causar esta coloração na urina. Se, mesmo após pausar o consumo desses influenciadores, a cor persistir, pode ser uma indicação de problema com o fígado. Neste caso é interessante buscar um diagnóstico médico e solicitar exames.

 

Quando a urina está vermelha

Se você comeu beterraba, está tudo bem. Este alimento pode mudar a cor da sua urina. Mas se não foi esse o caso, fique atento, pois a cor vermelha pode indicar a presença de sangue. Procure um urologista o mais rápido possível para investigar a saúde do seu sistema urinário.

 

Quando a urina está verde ou azul

Estas cores são ainda mais exóticas, mas podem também ser efeito de remédios. Se você estiver fazendo algum tratamento, converse com seu médico ou procure na bula alguma informação. Alto consumo de cerveja verde, ou alimentos como aspargos também podem influenciar, porém passam em alguns dias.

 

Outras situações para observar

Também vale lembrar que sentir dor ao urinar, dificuldade em “segurar” a micção (ato de urinar), ou dores na bexiga são sintomas que merecem atenção. Urinar mais de oito vezes ao dia também pode ser sintoma de incontinência urinária.

 

Ao perceber qualquer alteração em seu sistema urinário, procure um médico urologista de confiança para fazer o diagnóstico correto e preservar sua saúde.

 

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

WhatsApp