Os riscos da infecção urinária durante o verão

 em Infecção Urinária

Urologista explica as causas, sintomas e dicas de prevenção para a infecção urinária, um problema comum especialmente na época mais quente do ano.

 

Calor e umidade são um prato cheio para a infecção urinária. É por isso que durante o verão, os índices da doença chega a aumentar cerca de 25%. Práticas como ficar com a roupa molhada depois de um banho de mar, piscina ou cachoeira podem parecer inofensivas, porém apresentam perigos para a saúde. Até mesmo o suor inevitável dos dias quentes pode apresentar riscos se não tivermos alguns cuidados para prevenir a doença.

A Infecção do Trato Urinário (ITU) atinge homens e é ainda mais frequente em mulheres, em qualquer idade. Os tipos mais comuns da doença podem acometer a bexiga (cistite), a uretra (uretrite) e os rins (pielonefrite). “Alguns fatores para uma infecção são condições como calor, umidade e má higiene que formam o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias”, explica o urologista Fábio Lepper, da clínica Uroseg.

“Outros fatores de risco que podem colaborar para o surgimento da doença são alterações da flora vaginal como gestação, questões hormonais, diabetes, imunodepressão e fatores genéticos”, completa.

 

Identificando sintomas

Os principais sintomas da infecção urinária são dor ou ardência ao urinar, vontade frequente de ir ao banheiro e mudança no odor da urina. Em situações mais graves, a infecção pode ocasionar febre e até presença de sangue na urina.

“Ao perceber algum sintoma é importante buscar a orientação médica para diagnosticar o tipo de infeção e, então, definir um tratamento”, conta o urologista.

O tratamento na maioria das vezes é simples, realizado com a administração de antibióticos. Mas é importante fazê-lo corretamente para eliminar completamente as bactérias do organismo.

6 Dicas de prevenção

Confira seis dicas que vão te ajudar na prevenção da infecção urinária.   

  1. Ingerir bastante líquido, de preferência água;
  2. Cuidar do sistema imunológico;
  3. Higienizar as áreas genitais;
  4. Adotar uma dieta rica em fibras e ingerir sucos de frutas ácidas;
  5. Evitar segurar urina (passar muito tempo sem fazer xixi);
  6. Não utilizar sunga ou biquíni molhado por muito tempo;
Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

WhatsApp