SBU explica relação de Hiperplasia Prostática Benigna com Covid-19

 em Orientações, Uroseg

O primeiro paciente que veio a óbito no Brasil por conta do novo coronavírus residia em São Paulo, tinha 62 anos e possuía histórico de diabetes, hipertensão e hiperplasia prostática benigna (HPB).

Esse anúncio gerou preocupação em muitos homens com HPB e a dúvida se o problema teria ligação com a Covid-19.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A HPB é uma doença que afeta 50% dos homens acima de 50 anos e está diretamente ligada ao processo de envelhecimento, presença de hormônios sexuais e fatores genéticos.

Entre os sintomas estão: redução do jato urinário, esforço para iniciar a micção, gotejamento terminal, micção intermitente, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga e necessidade de urinar várias vezes à noite.

A HPB pode predispor à infecção urinária, especialmente em diabéticos (como era o caso do paciente em questão), podendo se associar a uma infecção na próstata, que é chamada prostatite, o que eleva as taxas de complicações. Embora não haja descrição de que esse quadro tenha qualquer correlação com a Covid-19, qualquer comorbidade, sobretudo em associação com outras (a existência de duas ou mais doenças simultaneamente), estando ou não relacionadas, pode potencializar os riscos do indivíduo que padece de qualquer situação de enfermidade.

Entretanto a SBU ressalta que a HPB não predispõe o indivíduo diretamente à infecção pela Covid-19.

Informações: Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) https://portaldaurologia.org.br/

Publicada originalmente no dia 26/03

Em caso de dúvidas, fale com seu médico.Saiba mais sobre a HPB: https://uroseg.com.br/doencas-da-prostata/

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

WhatsApp