Campanha alerta para a prevenção do câncer de pênis

 em Câncer de Pênis

Campanha do Instituto Lado a Lado Pela Vida alerta para a importância da prevenção do câncer de pênis com ilustrações de artistas convidados. Saiba mais.

—-

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No Brasil, cerca de mil homens têm o pênis amputado todos os anos devido ao câncer de pênis, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). O principal motivo é a falta de higienização adequada na genitália. Pensando nisso, o Instituto Lado a Lado pela Vida, que promove o Novembro Azul, lançou neste mês de janeiro a campanha “Lave o Dito Cujo”. 

Elaborada em parceria com ilustradores que criam imagens bem humoradas sobre o tema, a campanha alerta para a saúde do homem, um assunto que merece atenção constante.

Informação, hábitos saudáveis e acompanhamento com urologista em todas as fases da vida são fatores fundamentais para prevenir o câncer e combater outras diversas doenças que acometem a população masculina.

https://www.instagram.com/laveoditocujo/

Saiba mais sobre o câncer de pênis – causas e sintomas

O câncer de pênis é um tumor maligno localizado no órgão sexual masculino. Pode ser considerado raro, já que representa cerca de 2% dos cânceres que atingem o homem. É mais frequente em homens acima dos 50 anos idade, mas pode ocorrer antes desta idade também.

A principal causa do câncer de pênis é a má higiene íntima. Por isso, fazer a limpeza adequada do órgão genital durante o banho é um hábito importante, que deve ser ensinado pelos pais desde a infância. Isso impede o acúmulo de esmegma, secreção alojada na pele que cobre a cabeça do pênis.

  • Circuncisão: Os homens que não realizaram a circuncisão (remoção do prepúcio – pele que reveste a cabeça do pênis) também estão mais propensos a ter a doença. Acredita-se que as secreções que permanecem em volta do órgão e o estreitamento do prepúcio são fatores de predisposição dos tumores.

  • HPV: Estudos também relacionam o câncer de pênis com a infecção pelo papilomavírus humano (HPV). 

Em estágios iniciais, o câncer apresenta-se por meio de células malignas nas camadas superficiais do órgão. Esse tipo de tumor, conhecido como carcinoma de células escamosas, representa 95% dos casos e tem altas chances de cura. Com o tempo, pode se espalhar para a virilha e o abdômen. Nesses casos, a amputação parcial ou total é indicada.

Sintomas

Um dos sintomas mais comuns do câncer de pênis é alteração na pele do membro. Além das possíveis mudanças na coloração e na espessura, pode surgir algum tecido de cor avermelhada e aveludada ou lesões de cor marrom.

Alguns homens podem apresentar feridas com secreções constantes de cor branca e de forte odor, nódulos ou inchaços na área da virilha. Essas feridas podem surgir na glande (cabeça do pênis), na pele que a recobre (prepúcio) ou no corpo do membro. Manchas esbranquiçadas ou perda de pigmentação na glande também podem ocorrer.

Além disso, é comum surgir uma ferida avermelhada que não cicatriza. Esta é um tipo de lesão pré-cancerígena chamada de eritroplasia de Queyrat. Quando detectada no corpo do pênis ou outras partes dos órgãos genitais, é denominada doença de Bowen. Geralmente, todos esses sintomas são indolores, o que retarda o diagnóstico.

Todos esses sintomas indicam um tumor maligno?

Não! Nem todos os casos de tumores de pênis são malignos. Existem alterações benignas, caracterizadas por verrugas ou manchas, mais comuns na pele que recobre a cabeça ou na própria cabeça do pênis. Essas alterações podem ocorrer ao longo do órgão, mas são menos frequentes.

Com informações: https://www.ladoaladopelavida.org.br/

—-

Você tem dúvidas sobre câncer de pênis ou outras doenças urológicas?
Agende sua consulta para conversar com os médicos da Uroseg, esperamos poder ajudá-lo! Clique aqui

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

WhatsApp