Como é a dor de pedra nos rins e seu tratamento
A cólica renal é descrita como um dos tipos de dor mais intensa atendida em prontos-socorros. Mas o que causa a cólica renal? O simples fato de portar cálculos (pedras) no rim é suficiente para desencadear a dor?
O que causa a dor do cálculo renal?
A cólica renal se manifesta quando um cálculo se desloca do rim em direção à bexiga, obstruindo um canal chamado de ureter.
Como é a dor da pedra no rim?
A dor se caracteriza por início súbito, intenso, localizada na região lombar e comumente irradiada para a região lateral do abdome. Pode vir acompanhada de náuseas e vômitos. Alguns sintomas urinários, como sensação de bexiga cheia, vontade frequente de urinar e presença de sangue na urina também podem estar associados.
Como funciona o tratamento?
O tratamento inicial é com analgésicos. Medicações intravenosas são necessárias para o controle da dor e alívio dos sintomas.
A seguir, um exame de imagem (ultra-som ou tomografia computadorizada) pode confirmar o tamanho, a localização do cálculo e o grau de obstrução. Estes dados são importantes para a definição do tratamento:
- Cálculos de pequeno tamanho (3 a 5 mm) podem ser eliminados espontaneamente com hidratação e medicação analgésica.
- Cálculos maiores, com grau de obstrução mais severo, dor incontrolável ou com infecção associada são candidatos a tratamento.
Atualmente, com o avanço da endourologia (procedimentos minimamente invasivos, realizados com auxílio de vídeo-endoscópios) é possível o tratamento destes cálculos com altos índices de resolutividade, menos dor e recuperação rápida.