A importância do exercício físico na prevenção do câncer de próstata
Já pensou em realizar ao menos 15 minutos de exercícios físicos por dia? Praticar exercícios físicos e manter hábitos saudáveis agrega inúmeras vantagens à saúde, principalmente no tratamento de pacientes com câncer de próstata.
O câncer de próstata pode ocorrer por vários motivos, no entanto, estudos apontam os grupos de risco mais propensos a desenvolver a doença. Um deles é o de pessoas sedentárias e com excesso de peso. Este grupo pode desenvolver não apenas o câncer de próstata, mas muitos outros tipos de cânceres e doenças.
É importante ressaltar que os benefícios dos exercícios físicos não se acumulam ao longo da vida, ou seja, se um homem praticou muitos exercícios na infância e adolescência, porém na vida adulta passou a ser sedentário, sua saúde será prejudicada mesmo assim enquanto adulto. O câncer de próstata atinge especialmente homens acima de 50 anos, idade em que normalmente muitos deixam de praticar exercícios.
Porém, não há idade para o sedentarismo. Caminhadas, corridas, pedaladas, até mesmo a prática de esportes são bem-vindos em todas as idades.
Exercícios físicos no tratamento do câncer de próstata
Os exercícios são benéficos também aos pacientes que passam por um tratamento de câncer de próstata. Fazem parte das terapias complementares durante o tratamento, que buscam proporcionar qualidade de vida ao paciente.
A prática, neste caso monitorada e respeitando as limitações do paciente, é indicada para reverter ou prevenir alguns possíveis efeitos colaterais da doença e proporcionar melhor funcionamento do corpo.
Estudos apontam que tanto os exercícios aeróbicos e musculação, quanto os combinados (aeróbico + força) são benéficos à saúde.
Motivos para manter hábitos saudáveis e praticar exercícios não faltam. Comece com 15 minutos por dia, aumente a frequência e perceba como sua saúde vai agradecer!