Hidrocele Testicular: o que é, causas, diagnóstico e tratamento
A Hidrocele Testicular é caracterizada pelo acúmulo de líquidos ao redor de um ou ambos os testículos do homem. Consequentemente, ela causa um aumento na dimensão da bolsa escrotal – seu tamanho varia de pequena ou imperceptível a enorme, com grandes volumes.
Quais as causas da Hidrocele Testicular?
Nos bebês, a Hidrocele Testicular pode acontecer porque ainda há uma comunicação da cavidade abdominal com a bolsa escrotal. Portanto, pode haver o acúmulo de líquido na região.
Já nos homens mais velhos, as principais causas da Hidrocele Testicular são infecções locais ou até mesmo traumas na região escrotal.
Como é o diagnóstico de Hidrocele Testicular?
Por ter sintomas discretos em alguns casos, a Hidrocele Testicular pode demorar para ser descoberta. Ela pode provocar inchaços no escroto e a impressão de que um testículo é maior do que o outro.
Desta forma, o diagnóstico de Hidrocele Testicular é feito com uma análise dos testículos. Deve-se massageá-los, analisando se há diferenças no tamanho, quantidade de veias e até a existência de dor.
Como é o tratamento de Hidrocele Testicular?
A definição do tratamento de Hidrocele Testicular depende de quanto tempo ela se instalou, além de seu tamanho e o desconforto gerado no paciente.
Basicamente, ela é tratada com uma cirurgia escrotal simples, onde são retiradas e invertidas algumas membranas que circundam o escroto. Desta forma, impedindo a formação de mais líquidos na região.
Vale ressaltar que não há tratamento clínico para Hidrocele Testicular.