Fertilidade Masculina: como funciona e o que pode influenciá-la
Cerca de 10% dos casais em idade reprodutiva são atingidos pela infertilidade. De todos estes casos, 40% estão relacionados à dificuldade na fertilidade masculina.
Como funciona a fertilidade masculina?
Aos 12 anos, o homem entra na puberdade e sua capacidade reprodutiva começa a se desenvolver. Nesta idade, os espermatozoides começam a ser produzidos nos testículos – e, consequentemente, possibilitando o início do ciclo reprodutivo.
Ou seja: a fertilidade masculina depende da capacidade de produzir espermatozoides. Com a produção diária de esperma, o homem não possui períodos nos quais é mais fértil – diferentemente das mulheres, cuja fertilidade segue o ciclo menstrual.
Quais as causas da infertilidade masculina?
Entre as principais causas da infertilidade masculina, podemos dividi-las entre fatores externos e alterações biológicas. Vale destacar seis:
- Variocele: Presença de veias mais dilatadas no cordão inguinal e próximas aos testículos. Afeta cerca de 40% dos homens inférteis;
- Hábitos do Paciente: Tabagismo, uso abusivo de álcool e maconha podem causar alterações na fertilidade do homem;
- Alterações Genéticas: Microdeleções no Cromossomo Y, Síndrome de Klinefelter, Fibrose Cística, Síndrome de Noonan e Distrofia Muscular são as mais comuns;
- Criptoquidia: Ausência da descida de um ou ambos os testículos para a bolsa escrotal;
- Exposição Ocupacional: Trabalhadores sujeitos a traumas locais ou com permanência em ambientes de trabalho muito quentes podem ter alterações na fertilidade;
- Cirurgias e Infecções Testiculares Prévias: devem ser investigadas como possíveis fatores de infertilidade masculina.
Como prevenir a infertilidade masculina?
A prevenção da infertilidade masculina pode ser evitada com a adoção de hábitos saudáveis como:
- Adotar uma alimentação saudável;
- Praticar exercícios físicos frequentes;
- Evitar o consumo excessivo de cigarro, álcool e drogas;
- Não se expor a toxinas industriais.
Qual exame de fertilidade masculina é usado no diagnóstico?
O diagnóstico de infertilidade masculina é feito através do espermograma. Este exame laboral oferece informações sobre a espermatogênese. Além de como está a produção dos espermatozoides, ele mostra como está a permeabilidade do sistema reprodutivo.
A análise do sêmen também fornece informações relativas à viscosidade, volume, odor, cor e até o pH do espermatozoide. Com a interpretação do espermograma, é possível determinar qual tratamento será utilizado.