Como funciona a vasectomia – e quais as dúvidas mais comuns sobre
A vasectomia é um método contraceptivo masculino permanente. Este procedimento cirúrgico impede os espermatozóides produzidos nos testículos de serem expelidos na ejaculação.
Neste artigo, você saberá como funciona a vasectomia e quais as principais dúvidas dos homens sobre o procedimento.
Como funciona a vasectomia?
Fisiologicamente falando, a vasectomia consiste na interrupção do fluxo de espermatozóides produzidos nos testículos. Para isso, é realizada a interrupção dos ductos deferentes, que são os canais responsáveis pelo transporte das células para os ductos ejaculatórios na uretra.
Vale ressaltar que o líquido ejaculado é produzido nas vesículas seminais e na próstata. Sendo assim, o homem continua ejaculando normalmente, porém sem espermatozóides no esperma.
Trata-se de um procedimento realizado em caráter ambulatorial, ou seja, sem a necessidade de internação do paciente. Além disso, a vasectomia tem duração média de 20 minutos e é feita sob anestesia local.
Com segurança e eficácia, este procedimento tecnicamente simples possui recuperação rápida e baixo índice de complicações cirúrgicas. Após a vasectomia, é obrigatória a realização do espermograma após vinte ejaculações para documentar azoospermia, ou seja, a ausência de espermatozóides.
A vasectomia é reversível?
Esta é a dúvida mais frequente de homens que pretendem fazer o procedimento. A reversão da vasectomia é possível com técnicas de microcirurgia. No entanto, o sucesso depende de quanto tempo se passou.
Ou seja, reverter a vasectomia após dez anos possui 40% de chance de ser feita com potencial de fertilidade.
Quais as principais dúvidas sobre vasectomia?
Vasectomia engorda? Existe a possibilidade do procedimento causar impotência? Orgasmos e ejaculação deixarão de acontecer?
Estas são as dúvidas mais frequentes de homens sobre a vasectomia. Não existe nenhuma evidência científica que a associe a ganho de peso, diminuição de libido, disfunção erétil e doenças cardiovasculares.