É possível fazer reversão da vasectomia?
A vasectomia é um procedimento cirúrgico realizado em homens que desejam a esterilidade. Porém, esta vontade pode mudar ao longo da vida e a fertilidade voltar a ser desejada. Como proceder em casos como estes?
Para pacientes que desejam recuperar a fertilidade após realizar o procedimento, a notícia é boa: é possível fazer a reversão da vasectomia. Neste artigo, você saberá como funciona este processo.
Como é feita a reversão da vasectomia?
O procedimento de reversão da vasectomia é microcirúrgico e consiste na reanastomose dos ductos deferentes, ou seja, a religação deles. Sua taxa de sucesso é inversamente proporcional ao tempo decorrido entre os dois procedimentos.
De maneira geral, o índice de sucesso na reversão de vasectomia gira em torno de 50% a 70% dos procedimentos. Além disso, a taxa de patência é de 95%, garantindo a efetiva presença de espermatozóides no líquido ejaculado.
Em homens que fizeram a reversão da vasectomia em até três anos após o procedimento, a chance de seus espermatozóides terem uma fecundação bem sucedida é de 75%.
Após 15 anos da realização da vasectomia, a patência é de até 70% e a chance de fecundação cai para 30%.
Além disso, cerca de 60% dos homens submetidos à vasectomia desenvolvem anticorpos contra espermatozóides. No entanto, a influência deles na taxa de fecundação ainda é investigada.