Diabetes e seu impacto na saúde urinária e sexual
Diabetes e problemas de saúde urológicos podem estar ligados. Entre os impactos mais comuns da doença estão as infecções do trato urinário (ITUs), problemas de bexiga e disfunção sexual. Entenda.
Diabetes é uma doença crônica que eleva os níveis de glicose (açúcar) no sangue. Quando o diabético consome um alimento, ele é processado pelo organismo e a glicose proveniente da comida entra na corrente sanguínea. As células do seu corpo precisam desse açúcar como energia, mas um hormônio chamado insulina deve estar presente para que a glicose entre nas células. O pâncreas, uma grande glândula que fica atrás do estômago, é responsável por produzir a insulina.
Em pessoas sem diabetes, o pâncreas produz a quantidade certa de insulina para transportar o açúcar do sangue para as células. Mas, em pessoas com diabetes tipo 1, o corpo não produz insulina. Em pessoas com diabetes tipo 2, o corpo não faz ou não usa a insulina da maneira certa. Isso é chamado resistência à insulina. Sem insulina suficiente, a glicose permanece no sangue, e isso pode prejudicar seus rins, olhos e outros órgãos.
A micção e a disfunção sexual
O Diabetes pode afetar o bom funcionamento do trato urinário e genital. Desde problemas como infecções de repetição, insuficiência renal, bexiga neurogênica, até a disfunção sexual (impotência) podem ser decorrentes da evolução da doença, que durante um bom período é silenciosa.
Tanto a disfunção sexual masculina quanto a feminina são afetadas pelo diabetes, pois a doença compromete a função neuro-sensorial, bem como o fluxo sanguíneo para a área genital.
A disfunção erétil é bastante frequente em pacientes diabéticos, que por sua vez acabam procurando um urologista para iniciar tratamento e controle dos seus sintomas. O uso de comprimidos, injeções ou até próteses penianas pode ser necessário.
Diabetes x Rins
Diabetes também pode causar danos aos rins. Na verdade, o diabetes é a causa mais comum de insuficiência renal, neste caso chamada “nefropatia diabética”. Este problema de saúde afeta ambos os rins ao mesmo tempo, e um dos sintomas é o inchaço/edema em partes do corpo. Pessoas com estágios mais avançados da doença têm uma chance de necessitar diálise para filtrar o sangue.
Fatores de estilo de vida
A boa notícia para homens e mulheres é que um estilo de vida saudável pode ajudar no tratamento do diabetes e com isso minimizando seus efeitos e comorbidades.
Estes consistem em ter uma dieta saudável, manter um peso ideal, gerenciar o estresse, dormir o suficiente e não fumar.
Uma das maiores preocupações dos diabéticos é como limitar os carboidratos (carboidratos) em sua dieta, que envolve açúcares, fibras e alimentos ricos em amido. Tomar conta da quantidade de carboidratos em sua dieta faz a diferença em manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.