Estou com ardência ao urinar. O que será, doutor?
Ardência ao urinar, também chamada “disúria”, com certeza é sinal de que algo no organismo não está ocorrendo bem. Trata-se de um sintoma inespecífico e que pode estar relacionado mais comumente a infecções do trato urinário, presença de cálculos nas vias urinárias, ou até mesmo tumores de bexiga ou próstata.
Abaixo destacamos as doenças que podem cursar com ardência ao urinar:
Uretrite: Caracterizada pela inflamação/infecção da uretra, que é o canal por onde passa a urina, localizado no pênis. É comum em homens jovens e sexualmente ativos, e podem ser causada por DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). Neste caso, também pode ocorrer corrimento uretral.
Prostatite: É a inflamação/infecção da próstata, que também pode causar muito desconforto ao urinar, dores pélvicas, calafrios, fraqueza e até febre.
Cálculo Urinário: As famosas “pedras nos rins” podem gerar desconforto ao urinar. Isso ocorre quando as “pedras” estão descendo dos rins para a bexiga e são eliminadas pela uretra. Nestes casos o sangramento urinário também pode ocorrer.
Hiperplasia Prostática Benigna: Também chamada de “próstata crescida”, é muito comum em homens com mais de 50 anos. Com a idade avançada, a tendência é que a próstata aumente de volume e isso faz com que o fluxo urinário seja parcialmente obstruído, causando ardência ou dor ao urinar. Alguns sintomas são jato urinário com pouca pressão, aumento de frequência de idas ao banheiro e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.
Quando é câncer de próstata?
O câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum nos homens. Segundo o INCA, estima-se que até 2019 serão cerca de 70 mil casos novos no Brasil. É uma doença “silenciosa”, pois em seus primeiros estágios normalmente não apresenta sintomas. Por isso é imprescindível que o paciente faça visitas regulares ao urologista realizando periodicamente exames de PSA e toque retal.
Casos avançados da doença podem gerar sangramentos urinários, obstrução ao livre fluxo da urina e dores ósseas.
Previna-se
O câncer de próstata quando identificado em uma fase precoce, tem cerca de 90% de chance de cura e seu tratamento é menos complexo. Hábitos alimentares saudáveis, atividades físicas regulares e visitas periódicas ao urologista a partir dos 45 anos são as medidas iniciais mais importantes para prevenir a doença.