Cistite: Entenda a importância do tratamento correto
A Cistite é um tipo muito comum de infecção do trato urinário. Estima-se que de 50 a 80% das mulheres apresentam pelo menos um episódio do quadro ao longo da vida. Este processo que, na maioria das vezes, é causado por bactérias que afetam a mucosa da bexiga, causa uma inflamação que merece atenção. Apesar de simples e fácil de controlar, pode ficar muito mais grave sem o tratamento adequado.
Cerca de 80% das infecções urinárias são causadas pela bactéria Escherichia coli (E. Coli), mas somente com um exame de urina é possível identificar o agente causador. A escolha do tratamento será considerada através dos sintomas do paciente e o perfil de sensibilidade das bactérias à medicação.
É muito importante também manter o tratamento até o final, mesmo que os sintomas se amenizem antes.
Quando uma cistite não é tratada, ou recebe o tratamento inadequado, pode evoluir para um quadro mais grave, como uma Pielonefrite aguda. Neste caso a infecção avança até é o rim, comprometendo muito mais o organismo.
Por isso, identifique o quanto antes
Entre os sintomas da cistite, estão:
- Ardência ao urinar;
- Urgência para urinar e dificuldade de segurar a urina;
- Vontade de urinar mesmo com a bexiga vazia;
- (Às vezes) Presença de sangue na urina (hematúria);
- (Em casos mais graves) Febre.
A dica é:
Ao apresentar sintomas, converse com um médico de confiança, e com um exame de urina ele irá identificar o melhor tratamento. A reincidência do quadro pode acontecer e nem sempre o tratamento será o mesmo, por isso não deixe de procurar orientação de um profissional.