Câncer de Próstata: Quando o PSA indica um possível tumor?

 em Câncer de Próstata, Próstata Crescida, Saúde

Entenda por que o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) é importante para o rastreamento do câncer de próstata, e quais seus valores de referência.

O PSA (Antígeno Prostático Específico) é uma enzima produzida pela próstata que tem a função de liquefazer o sêmen após a ejaculação, e dessa forma facilitar a fecundação.

A maior parte do PSA está no sêmen, mas, quando existe alguma alteração na próstata ele pode ser encontrado no sangue. É dessa forma que se identifica se existe algum tipo de lesão na célula prostática, que pode indicar além do câncer de próstata, um trauma, inflamação, infecção ou hiperplasia prostática (crescimento benigno da glândula).

Logo, é pedido o exame de PSA para investigar possíveis doenças da próstata, estadiamento do câncer, até mesmo para avaliar o progresso do tratamento, sendo possível inclusive detectar recidiva do tumor.

Mas, fazer o diagnóstico do câncer de próstata apenas a partir dos níveis de PSA não é o correto. É por isso que se indica o exame de toque associado ao PSA para uma primeira avaliação e biópsia na eventual suspeita de um tumor.

Como é feito o exame de PSA? Exige algum preparo?

O exame de PSA é um exame de sangue comum, no qual se coleta uma amostra que é enviada para análise laboratorial. 

As recomendações gerais para a coleta são:

  • Não ejacular 48h antes;
  • Evitar uso de bicicletas ou andar a cavalo também por 2 dias antes;
  • Não ter realizado recentemente o exame de toque retal.

Como se classificam os níveis de PSA? Qual é o resultado de “PSA normal”?

Alguns índices são tomados como base para considerar o PSA em um nível “normal”, sendo avaliados de acordo com a idade do paciente. Até 49 anos, o nível pode ser de zero a 2.5 ng/mL, já de 50 a 59 anos é considerado 3.5 ng/mL, entre 60 a 69 anos 4.5 ng/mL e a partir de 70 anos de idade o nível pode ser de 6.5 ng/mL. 

É importante saber que a leitura do resultado do exame é associada a diversos outros fatores, portanto, é imprescindível que o diagnóstico definitivo seja feito sob orientação de um profissional qualificado, o médico urologista.

O que é PSA? Entenda os valores do Antígeno Prostático Especifico de acordo com a idade do homem.

O que pode gerar o aumento repentino do PSA?

O aumento repentino do PSA nem sempre indica câncer de próstata. O nível médio de PSA já aumenta gradualmente conforme a idade, e em casos de doenças como prostatites e infecções urinárias pode ser percebido o aumento repentino. 

O que é PSA Livre e Total?

A fração PSA l/ PSAT é utilizada preferencialmente para valores de PSA T acima de 4,0. , indicando casos de maior probabilidade de câncer para frações abaixo de 15%.

Existem sintomas para o PSA alto?

Isso depende. Quando é elevado em decorrência de um quadro infeccioso, é evidente que os sintomas clínicos existirão, alguns deles são:

  • micção frequente (urinar muitas vezes);
  • fluxo fraco ou interrompido;
  • vontade frequente de urinar;
  • sangue na urina ou no sêmen;
  • entre outros..

! Todavia há situações em que ele será elevado mas não haverá sintomas. Devemos estar atentos a essa situação! 

De quanto em quanto tempo fazer o exame?

O exame de PSA está associado ao diagnóstico de diversas doenças da próstata. Portanto, sempre que houver suspeita ele será solicitado, independente da idade do paciente.

Já na prevenção do câncer de próstata o exame é indicado uma vez ao ano, para homens com idade partir dos 50 anos, ou a partir dos 45 anos quando há caso de câncer na família.

A importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

O Câncer de Próstata é o segundo tumor mais comum nos homens. O grande desafio no combate a doença é o fato dela não apresentar sintomas em seu estágio inicial. 

É importante saber que quando o diagnóstico é precoce, suas chances de cura são de 90%, e o tratamento pode ser menos complexo. 

Quer saber mais sobre tratamentos de câncer de próstata? Entre em contato, ou deixe sua dúvida abaixo!

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

WhatsApp