Quanto tempo após a vasectomia posso voltar à rotina normal?
Entenda como é feita a cirurgia de vasectomia e os cuidados gerais para o procedimento.
A vasectomia é um método de esterilização definitiva masculina, uma opção buscada por homens que não desejam mais ter filhos. O procedimento visa interromper o ducto deferente, que é o canal responsável por levar os espermatozoides dos testículos para a próstata. Isso impede a fertilização durante o ato sexual.
A cirurgia de vasectomia é considerada de pequeno porte (ambulatorial), por isso não há necessidade de internação hospitalar. O médico aplica uma anestesia local e retira um fragmento de cada um dos dois canais que levam os espermatozoides dos testículos ao pênis.
O procedimento leva de 15 a 20 minutos, e o paciente é liberado assim que a cirurgia é concluída.
Cuidados Pré-Operatório
A vasectomia é um procedimento simples, mas é muito importante que o homem converse com o urologista e tire todas as dúvidas antes de confirmar a decisão. O pré e pós-operatório precisam de cuidados simples e algumas recomendações são:
-
Ter uma alimentação leve e evitar consumir bebidas alcoólicas no dia anterior à cirurgia;
-
O paciente deve se programar para ir ao consultório acompanhado, pois após o procedimento não é recomendado dirigir ou ir embora sozinho por conta dos efeitos da anestesia;
-
Para o procedimento é necessário fazer a tricotomia (depilação da área onde será a cirurgia), que pode ser realizada em casa pelo próprio paciente.
-
O paciente também deverá informar ao médico se faz uso de medicamentos ou tratamentos, para verificar se há alguma restrição.
Cuidados Pós-Operatório
-
No pós-operatório é indicado evitar grandes esforços ou atividades físicas;
-
O médico pode indicar também aplicação de gelo no local operado, para evitar inchaço ou inflamação;
-
Anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos podem ser receitados durante a recuperação.
Importante: Logo após a vasectomia, deve-se continuar com os métodos contraceptivos até a realização do exame do esperma. Os segmentos dos ductos deferentes localizados acima dos locais onde foram fechados permanecem com espermatozoides durante um período variável de tempo, em geral 20 ejaculações.
É importante salientar a individualidade de cada paciente e a qualidade do seu pós-operatório, mas em geral, após a vasectomia é viável voltar a uma rotina normal de atividades como jogar bola, fazer esforço físico e ter relações sexuais após 7 a 10 dias.