O que fazer para aliviar a dor da cólica renal?
Saiba a causa e o que fazer para aliviar a dor provocada pelas pedras nos rins.
Os cálculos renais são a formação de “pedras” nos rins, causadas por um desequilíbrio dos sais da urina. A dor que chamamos de “cólica renal” surge quando ocorre o deslocamento das “pedras” (cálculos) pelo sistema urinário, impedindo o livre fluxo da urina. Essa dor intensa na região do abdômen pode estar acompanhada de náuseas, suor e desconforto persistente.
Pouca ingestão de água, má alimentação, herança genética, infecções urinárias, obesidade ou diabetes são fatores que contribuem para a ocorrência dos cálculos renais.
Primeiros socorros: o que fazer para aliviar a dor da cólica renal?
Não faça muitos movimentos. Se você estiver passando por uma crise de cólica renal, procure ficar em repouso. Movimentar o corpo pode intensificar a dor, e até mesmo agravar o quadro se você estiver com alguma lesão ou inflamação.
Procure um médico imediatamente. Um urologista pode investigar a causa e gravidade do cálculo renal. A partir do diagnóstico, a dor poder ser controlada com medicação anti-inflamatória e analgésicos, e é possível definir o tratamento ideal para a eliminação das pedras.
A cólica renal costuma ser uma dor de muito forte intensidade, sendo necessário na maioria dos casos, o atendimento em regime de urgência em pronto-socorro e analgesia endovenosa para controle inicial da dor.
Cuidado com a ingestão de água durante uma crise de cólica renal. Nos casos em que os cálculos são pequenos, é indicado tomar água para facilitar a eliminação através da urina. Porém, quando se trata de um cálculo volumoso e as vias estão obstruídas, pode ser indicado evitar a ingestão de líquidos e buscar procedimentos como a cirurgia a laser para retirada.
Como prevenir a formação de pedras nos rins?
- Hábitos saudáveis são muito importantes para evitar a formação das “pedras nos rins” e até mesmo prevenir sua reincidência.
- Ingerir cerca de 2 litros de água por dia.
- Reduzir consumo de alimentos industrializados, como refrigerantes.
- Evitar consumo excessivo de carne vermelha.
- Aumentar ingestão de fibras e sucos de laranja e limão.
- Praticar atividades físicas regularmente.