Como é uma consulta com o Urologista?
Durante o mês de novembro as atenções se voltam para a saúde masculina devido a campanha mundial “Novembro Azul”, que luta contra o câncer de próstata. Assim, crescem as dúvidas dos homens em relação à consulta com o urologista e o check up urológico, tão importante para prevenir a doença.
Como é essa consulta? Quando devo procurar esse especialista? Qual a preparação para o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e exame de toque? A seguir, você fica sabendo da importância de buscar uma consulta com urologista e outras informações!
Quando devo fazer uma consulta com urologista, mesmo sem nenhum sintoma ou queixa?
Mesmo quando o homem não apresenta desconfortos ou evidências de algum problema com a sua saúde urológica, é fundamental que ele passe por uma consulta com urologista, a partir dos 45 ou 50 anos de idade. É por meio dessa consulta que o especialista vai analisar o estado de saúde geral desse paciente, passar orientações individuais com base em seu histórico e necessidades específicas, além de detectar possíveis problemas urológicos.
Esses problemas podem ser desde inflamações mais simples na próstata até o câncer de próstata, que muitas vezes pode não vir acompanhado de sintomas.
De quanto em quanto tempo é preciso ir ao urologista?
O médico urologista é o especialista que cuida do sistema urinário e reprodutor masculino, portanto, durante todas as fases da vida é importante buscar sua ajuda para manter a saúde em dia.
Mais especificamente para a prevenção do câncer de próstata e outras doenças que podem acometer o homem em idade adulta como prostatite ou hiperplasia prostática, a recomendação geral é de que homens com histórico de câncer na família façam a consulta com o urologista a partir dos 45 anos, ou a partir de 50 anos para os que não tem histórico de câncer.
Já a frequência de idas ao urologista deve ser sempre uma vez ao ano, para realizar um check up incluindo o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) e exame de toque.
O que comunicar ao urologista durante uma consulta?
Assim como é feito em qualquer consulta médica, o especialista faz uma série de perguntas, para, assim, conhecer características individuais do paciente.
Além de responder as perguntas com clareza, o homem não deve de esquecer de comunicar alguns sintomas que podem passar despercebidos, como: dores abdominais, dores lombares, dores nos órgãos genitais, desconfortos urinários, etc.
Ao fazer o uso de medicação contínua é importante ter em mente (ou anotado) o nome da medicação, ou, até mesmo, levar a bula para a consulta.
Para completar o diagnóstico, o médico poderá solicitar exames. Todas essas informações são relevantes para identificar não só um possível câncer de próstata, mas também inflamações, infecções, tumores e problemas em outros órgãos do corpo.
Como é o exame de toque?
Como parte da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, o exame de toque retal é um exame de rotina que pode ser realizado no consultório. É um procedimento simples e indolor, dura cerca de 15 segundos, e é muito importante para identificar possíveis alterações no volume da próstata.
Por ser um procedimento simples e seguro, não é necessária nenhuma preparação. O médico irá sentir a próstata através do reto e imediatamente poderá constatar se está tudo bem ou se há alguma suspeita de câncer ou outro problema.
Quais as preparações para realizar o exame de PSA?
O médico poderá solicitar também que um paciente realize o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para este exame o médico fará uma prescrição, que o paciente levará para um laboratório fazer a coleta de sangue. Com a amostra é analisado o nível de PSA – que pode indicar alguma alteração/inflamação na próstata.
As recomendações gerais para a coleta são:
- Não ejacular 48h antes;
- Evitar uso de bicicletas ou andar a cavalo também por 2 dias antes;
- Não ter realizado recentemente o exame de toque retal.
Veja algumas dicas para interpretar o exame de PSA em: Quando o PSA indica um possível tumor?
Quais os outros exames que o médico pode solicitar?
Além do exame de toque retal e PSA, após uma consulta com urologista o profissional pode solicitar também: Ultrassonografia, Medição do Jato de Urina, Exames Laboratoriais, ressonância magnética e quando necessário uma biópsia.
Lembre-se: médico urologista vai te ajudar e não te julgar!
O paciente não pode sair com nenhum tipo de dúvida em relação a sua saúde urológica, cuidados e recomendações. Também é muito importante ser sincero e não sentir vergonha diante do seu médico. Um profissional ético não deve julgar nem expor o paciente, mas, sim, respeitar e escutar atentamente, para, então, esclarecer e orientar.
Assim como em outras especialidades médicas, a relação médico x paciente é fundamental para preservar ou tratar uma pessoa que busca atendimento e o melhor para sua saúde!