O que é a Próstata e para que serve?
De nome difícil e derivado do grego (pró-histanai = estar a frente), a próstata faz parte do nosso vocabulário, mas nossa intimidade com ela não é das melhores. Polêmica e formadora de opiniões, ela espalha medo e incertezas.
A seguir, tentaremos esclarecer dúvidas e sanar angústias, uniformizando alguns conceitos básicos, e transmitindo a real importância na prática sobre a próstata e suas doenças.
A próstata é uma estrutura glandular pequena, semelhante a uma castanha e é responsável pela formação do líquido seminal, que nutre e auxilia no transporte dos espermatozóides. Sabemos que com o passar dos anos ela apresenta um aumento de tamanho (volume), ocasionando uma série de transtornos urinários.
O que pode acontecer com o crescimento natural da próstata?
O crescimento desta glândula é lento e constante ao longo da vida, e pode ocasionar uma “compressão” ou estreitamento no canal da urina (uretra).
Com o passar dos anos, percebe-se um aumento da frequência de “idas ao banheiro”, jato de urina mais fraco (baixa pressão), além de um esvaziamento incompleto da bexiga, em situações extremas a urina pode até “trancar”. Acredita-se que este crescimento prostático exagerado acomete 80% dos idosos.
Quais os principais fatores de risco?
Fatores bem estabelecidos são idade, histórico familiar, hábito alimentar inadequado, estilo de vida e afro-descendência.
Como descobrir se minha próstata está “crescida”?
O diagnóstico é essencialmente clínico. Munidos de informações como história, exame físico (toque retal), e, usualmente, exames de sangue, urina e ultrassonografia, os médicos podem identificar qualquer alteração prostática.
Há algum tratamento disponível?
Sim. Os tratamentos disponíveis incluem o uso de medicamentos que facilitam a saída da urina, em uma fase inicial e com sintomas leves a moderados. A cirurgia fica restrita a pacientes com sintomas expressivos e sinais de avanço da doença.
Dr. Fabio Lepper – Médico Urologista (Uroseg Joinville)