O que é o câncer de próstata?
O câncer é uma alteração que ocorre dentro da glândula
O Câncer de Próstata é uma alteração que ocorre dentro da glândula, caracterizada pelo crescimento desordenado de um grupo de células, que não mais apresentam o padrão normal, e que podem invadir outros órgãos. É o segundo tumor maligno mais comum (atrás apenas do Câncer de Pele), e o responsável pelo maior número de mortes. Ele acomete principalmente homens acima de 65 anos (75% dos casos), mas já espalha medo em indivíduos mais jovens, onde não raramente descobrimos pacientes já a partir dos 50 anos com diagnóstico da doença.
Os principais fatores de risco para a doença são idade, história familiar e estilo de vida (sedentarismo, dietas com altas taxas de gordura e proteína animal e obesidade).
Como faço para descobrir se tenho câncer de próstata? Há tratamento?
O primeiro passo começa já a partir dos 45-50 anos, realizando visitas regulares com o urologista. Este por sua vez irá solicitar exames de PSA e fará o toque retal. O PSA é uma substância produzida pela próstata, que pode ser dosado no sangue e que serve como um “termômetro”, da saúde prostática, rastreando casos “suspeitos” e auxiliando na detecção precoce da doença.
É bom reforçar que ele não serve para diagnóstico, mas para ajudar o urologista em sua investigação, que contempla também a realização do exame de toque, que é simples, indolor, rápido, de realização no próprio consultório e que serve para avaliar tamanho, consistência, simetria ou presença de nódulos.
Vale lembrar que o PSA pode se alterar nos casos de infecções prostática, crescimento prostático exagerado, uso prévio de sondas urinárias, exames de colonoscopia, entre outros.
Na alteração do PSA e/ou toque, biópsia prostática pode ser indicada. Realizada com sedação ou anestesia local, com auxilio de ultra-som e agulha, retira-se microfragmentos da glândula, que são analisados pelo patologista. Caso a doença seja confirmada, caberá ao urologista, juntamente com seu paciente avaliar e decidir pelo melhor e mais conveniente tratamento.
Nos casos em que o tumor está restrito à próstata, a chance de cura é maior e as possibilidades de tratamento são cirurgia e/ou radioterapia. No caso de doença avançada (já acometendo outras localidades), a cura não é mais possível, e o objetivo estará no controle da doença que poderá ser feito com uso de comprimidos e injeções.
Portanto, reforçamos abaixo alguns tópicos importantes:
1. A partir dos 45 anos é recomendável procurar um urologista para realização de exames de rotina;
2. Adotar um estilo de vida mais saudável, com dietas balanceadas e atividade física regular;
3. Diagnóstico precoce do câncer, significa taxas de cura que podem chegar a 90%.
Fabio Lepper – Médico Urologista (Uroseg Joinville)