O que é próstata aumentada?
Próstata aumentada, também conhecida por Hiperplasia Prostática Benigna acomete de 80% a 90% dos homens. Entenda as causas, sintomas e tratamentos.
Também conhecida por Crescimento Benigno da Próstata, a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) caracteriza-se pela multiplicação benigna de suas células da próstata, ocasionando um aumento de seu volume e uma compressão da uretra (canal da urina) e da saída da bexiga.
Este processo é lento e evolutivo, e aumenta conforme a idade do homem. Por isso é bem comum em pacientes a partir dos 50 anos, e é percebida em cerca de 80% dos homens idosos.
A Hiperplasia Prostática Benigna passa a ser um problema quando o volume da próstata começa a afetar o sistema urinário do homem. Por isso, é importante buscar orientação de um médico urologista, para ter indicações e tratamentos conferindo qualidade de vida ao paciente.
Qual o tamanho normal de uma próstata?
A próstata é uma estrutura glandular pequena, semelhante a uma castanha que mede cerca de 4 cm de largura, 3 cm de altura e 2 cm de espessura, podendo pesar entre 20 a 25 gramas.
Ela é responsável pela formação do líquido seminal, que nutre e auxilia no transporte dos espermatozoides.
Quais os sintomas de próstata aumentada?
Alguns sintomas são jato urinário fraco, urgência para urinar e gotejamento terminal. Em um quadro mais avançado o paciente pode ter infecções, retenção urinária, sangramento e até formação de cálculos dentro da bexiga.
Próstata aumentada X Câncer de Próstata
A Hiperplasia Prostática Benigna, ou “próstata crescida” não é câncer de próstata, e não aumenta o risco do aparecimento de um câncer.
No entanto, é importante saber que os sintomas das duas doenças são muito semelhantes. Por isso, deve-se buscar orientação de um médico urologista para o diagnóstico correto da próstata crescida, descartando a chance do câncer de próstata.