Quando a mulher deve ir ao Urologista?

 em Infecção Urinária, Urologista Joinville

A Urologia é conhecida por tratar a saúde do homem, porém, as mulheres também precisam desta especialidade para tratar algumas doenças. Isso porque o urologista, além de estudar e tratar o aparelho sexual do homem, cuida também do sistema urinário masculino e feminino.

Muitas doenças que existem no sistema urinário ocorrem também nas mulheres. Infecção urinária, cistite, bexiga hiperativa, cálculo renal, incontinência urinária, tumores ou cânceres da bexiga e do rim são alguns exemplos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Destaque para a Infeção Urinária

Em especial a infeção urinária, que no Brasil soma mais de 2 milhões de casos, é muito mais comum nas mulheres. O motivo é justamente a anatomia do corpo feminino.

O canal urinário da mulher é mais curto do que o do homem, além de ser mais próximo da vagina e ânus. Esta condição facilita a entrada de bactérias, ocasionando a infecção.

Por isso, a higiene da mulher precisa de atenção. Cuidar na hora de fazer a limpeza da região genital após ir ao banheiro, lavar-se corretamente  após relações sexuais e não usar o mesmo absorvente por muito tempo são ações importantes para evitar infeções.

Ao perceber sintomas como dores locais (na bexiga, pélvis ou região genital), dor ao urinar, necessidade frequente de urinar, desconforto ou sangue na urina a mulher deve procurar um urologista para fazer o diagnóstico correto e recomendar o melhor tratamento, que poderá ser à base de antibióticos.

É extremamente importante que casos de infecção urinária sejam tratados com acompanhamento do médico. Se a infecção não for eliminada da forma correta, ela pode tornar-se recorrente e até se agravar, causando complicações nos rins como a pielonefrite.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

WhatsApp