O que você precisa saber sobre o cálculo renal
Você provavelmente conhece alguém que já teve cálculo renal. Cerca de 15% das pessoas, em algum momento da vida, apresentarão cálculos renais ou “pedras nos rins” e aproximadamente 30% desses pacientes serão hospitalizados e submetidos a algum procedimento para tratamento do quadro de dor ou infecção.
Cálculo renal é o nome popular para o problema que não afeta apenas os rins, e sim todo aparelho urinário. Existem algumas causas para a formação das famosas pedras: cerca de 70% dos cálculos urinários são formados de sais de cálcio (oxalato/fosfato), 10% de ácido úrico e cerca de 15% de fosfato de amônio e magnésio (também chamados de estruvita e estão relacionados com infecções urinárias).
A pedra se desloca do rim e migra em direção à bexiga através do ureter, e quando a passagem da urina é obstruída é que a dor aparece.
A dor nos rins pode ser confundida com uma dor nas costas, na barriga, ou até, no caso das mulheres, com as cólicas menstruais. Trata-se de uma dor intensa, que surge alternadamente, localizada na metade inferior das costas, na cintura ou nas costelas, podendo estar também na região genital. O incomodo pode ser tão grande que em qualquer posição que a pessoa esteja, o desconforto se mantém.
Além da dor, outros sintomas estão ligados ao cálculo renal, como náuseas e vômitos, transpiração excessiva, dificuldade ou dor ao urinar, necessidade urgente de urinar, sangue na urina e febre.
Com base no sintoma é que o urologista vai diagnosticar o cálculo renal, e através de exames de sangue e imagem se define a gravidade e tratamento.
Quando se fala em cálculo renal, o importante é a prevenção e hábitos saudáveis são fundamentais para isso. Por isso, é necessário ingerir bastante água (cerca de 1,5 a 2l / dia), evitar excesso de proteína animal e alimentos industrializados (alto teor de sódio), além de consumir sempre frutas, com destaque para limão e laranja, ricos em citrato de potássio, que previne a formação de cristais.
Links úteis: Saiba mais sobre esta especialidade https://uroseg.com.br/serviço/
Sinto muito dor nos rins
Olá, Marcelo!
Sentir dor nos rins é um sintoma que precisa de atenção.
Busque orientação de um médico urologista o mais rápido possível, e investigue a causa da dor que você sente. Assim, estará evitando que o problema fique mais grave, e poderá tratar de forma segura, mantendo sua qualidade de vida.
Abraços!