#NovembroAzul: Além do câncer de próstata, saiba quais outras doenças comuns nos homens

 em Câncer de Próstata, Hiperplasia Prostática, Novembro Azul 2018, Uroseg

A campanha Novembro Azul alerta para os cuidados com a saúde masculina, dando destaque para o câncer de próstata. Porém, existem outras doenças que afetam a próstata e também merecem atenção. Veja abaixo:

 

A próstata é uma estrutura glandular pequena, semelhante a uma castanha e é responsável pela formação do líquido seminal, que nutre e auxilia no transporte dos espermatozoides.

Sabemos que com o passar dos anos ela apresenta um aumento de tamanho (volume), ocasionando uma série de transtornos urinários. Entre as principais doenças da próstata, e que merecem atenção, temos o Câncer de Próstata, a Hiperplasia Prostática Benigna e a Prostatite.

Câncer de Próstata

O Câncer de Próstata é o segundo tipo de tumor mais comum na população masculina, atingindo 1 a cada 6 homens. É mais frequente em pessoas a partir dos 50 anos, mas não se descarta a possibilidade de atingir também homens mais jovens.

É importante destacar que este tipo de câncer tem 90% de chance de cura quando há diagnóstico precoce. Mas o principal motivo de mortes causadas pelo câncer de próstata é justamente o diagnóstico tardio.

O câncer de próstata é uma doença “silenciosa” em sua fase inicial, ou seja, não apresenta sintomas. Por isso, a melhor forma de identificar a doença é buscar a orientação de um médico urologista e realizar o exame preventivo anualmente a partir dos 45-50 anos.

É preciso estar atento aos sinais do organismo. Quando o câncer de próstata apresenta sintomas, alguns mais comuns são:

 

  • Jato urinário fraco;

  • Aumento da frequência urinária;

  • Urgência miccional;

  • Incontinência urinária;

  • Dor pélvica;

  • Sangue na urina;

 

Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

Também conhecida por Crescimento Benigno da Próstata, a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) caracteriza-se pela multiplicação benigna de suas células da próstata, ocasionando um aumento de seu volume e uma compressão da uretra (canal da urina) e da saída da bexiga.

Este processo é lento e evolutivo, e aumenta conforme a idade do homem. Por isso é bem comum em pacientes a partir dos 50 anos, e é percebida em cerca de 80% dos homens idosos.

A Hiperplasia Prostática Benigna passa a ser um problema quando o volume da próstata começa a afetar o sistema urinário do homem. Por isso, é importante buscar orientação de um médico urologista, para ter indicações e tratamentos conferindo qualidade de vida ao paciente. Os principais sintomas são:

 

  • Urina com jato fraco (baixa pressão)

  • Gotejamento

  • Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;

  • Frequência ao urinar;

 

Prostatite

A Prostatite é a inflamação da próstata, que causa um crescimento anormal da glândula. Também muito comum, atinge cerca de 30% da população masculina – sendo a doença da próstata mais frequente em homens com menos de 50 anos de idade.

A inflamação da próstata é causada normalmente por infecções bacterianas, porém, por vezes, também é causada por fungos, vírus e outros agentes. Os principais tipos de prostatite são Prostatite Aguda (causada por bactéria) e Prostatite Crônica (quando há recorrência da doença, normalmente em homens mais idosos).

A prostatite crônica é o tipo mais frequente, e normalmente pode não apresentar sintomas. Geralmente quando a imunidade está baixa, a inflamação pode se intensificar, e alguns sinais podem surgir como:

  • Ardência ou desconforto durante o orgasmo;

  • Esperma com cor amarelada;

  • Frequência ao urinar

  • Ardência ao urinar;

  • Febre.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

WhatsApp